O ex-presidente Jair Bolsonaro marcou presença nesta sexta-feira (29) na luxuosa fazenda Santa Edwiges, de propriedade do deputado federal Altineu Côrtes, localizada no bairro Santa Izabel, em São Gonçalo, uma das áreas mais carentes e dominadas pelo tráfico de drogas. O evento foi apresentado como a “confraternização de fim de ano do PL”, mas a presença de Bolsonaro não foi amplamente divulgada nas redes sociais.
Antes de sua chegada, medidas de segurança foram intensificadas: policiais reforçaram o patrulhamento, um helicóptero sobrevoava a região e serviços de limpeza foram realizados nas proximidades da fazenda. Durante o evento, que contou com churrasco e música ao som de pagode, um dos principais temas discutidos foi o apoio à candidatura de Altineu Côrtes ao Senado em 2026.
O encontro reuniu uma série de figuras políticas do Rio, incluindo o senador Flávio Bolsonaro (PL), Eduardo Cunha, o governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL), o prefeito de São Gonçalo Capitão Nelson (PL), o deputado federal Hélio Bolsonaro, o presidente da Alerj Rodrigo Bacellar e o provável candidato ao governo do estado em 2026, Washington Reis (MDB).
Além disso, o evento contou com a participação de deputados estaduais e federais, bem como prefeitos de algumas cidades do estado, incluindo Luiz Fernando Pezão (MDB), prefeito de Piraí.