Após quatro anos de seu lançamento, o Pix é agora o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4) pelo Banco Central (BC). A ferramenta é usada por 76,4% da população e é o método mais frequente para 46% dos entrevistados. Em 2021, esses percentuais eram de 46% e 17%, respectivamente.
O cartão de débito aparece em segundo lugar, sendo usado por 69,1% dos brasileiros, seguido pelo dinheiro em espécie, com 68,9%. Apesar de ainda presente, o uso de dinheiro vivo caiu significativamente desde 2021, quando era usado por 83,6% da população.
A pesquisa destaca que o uso de cédulas e moedas é mais comum entre pessoas de menor renda e entre idosos. Entre os que recebem até dois salários mínimos, 75% utilizam dinheiro físico, percentual que cai para 58,3% entre os que ganham mais de dez salários mínimos.
Foram entrevistadas 2 mil pessoas entre maio e julho, com margem de erro de 3,1% e nível de confiança de 95%. O levantamento também apontou que, nos estabelecimentos comerciais, o cartão de crédito é o meio mais frequente, utilizado em 42% das transações.