Os sócios do Flamengo elegeram, nesta segunda-feira (9 de dezembro), Luiz Eduardo Baptista (Bap) como o novo presidente do clube para o triênio 2025-2027. Aproximadamente três mil e quinhentos associados participaram da votação no Rio de Janeiro, que pela primeira vez foi realizada por voto eletrônico, com urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O processo também contou com a supervisão do Ministério Público do Rio de Janeiro.
Resultados da eleição
Bap foi o vencedor com 1.731 votos, superando Rodrigo Dunshee, candidato da situação, que obteve 1.166 votos, e Maurício Gomes de Mattos, que somou 363 votos. A posse está marcada para o dia 18 de dezembro.
Quem é Luiz Eduardo Baptista
Bap é atualmente o presidente do Conselho de Administração do Flamengo e já teve papel destacado no clube. Foi integrante da Chapa Azul, grupo responsável por eleger Eduardo Bandeira de Mello como presidente, e atuou como vice-presidente de Relações Externas na gestão de Rodolfo Landim. Durante parte do mandato de Landim, fez parte do “conselhinho”, mas deixou o grupo por divergências com o então presidente.
Como vice-presidente, Bap terá ao seu lado o advogado Flávio Willeman, ex-vice-presidente jurídico durante os dois mandatos de Bandeira de Mello.
Futebol e perspectivas para 2025
Em 2024, o Flamengo enfrentou um início de ano conturbado, mas terminou com o título da Copa do Brasil, vencendo o Atlético Mineiro. Sob o comando do técnico Tite, a equipe também conquistou o Campeonato Carioca, mas não teve êxito no Brasileirão e foi eliminada nas quartas de final da Libertadores pelo Peñarol-URU.
Após a saída de Tite, o ex-jogador Filipe Luís assumiu como técnico, conseguindo resgatar o bom futebol de Gabriel Barbosa, que se despediu do clube no último domingo.
Para 2025, o Flamengo terá uma temporada intensa, disputando Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Libertadores, Brasileirão e o Super Mundial de Clubes.