O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) anunciou nesta terça-feira (17) que vai investigar as causas da queda da Árvore de Natal instalada na Lagoa de Araçatiba, em Maricá, na Região Metropolitana do Rio. O acidente, ocorrido durante um forte temporal na tarde de segunda-feira (16), resultou na morte de um jovem de 21 anos e deixou outras duas pessoas feridas. A Prefeitura decretou luto oficial de dois dias e suspendeu a programação natalina.
De acordo com o MP-RJ, a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Maricá vai instaurar um procedimento para apurar possíveis falhas no projeto e responsabilidades pelo ocorrido. A Prefeitura informou que a empresa responsável pela montagem da árvore estava retirando os trabalhadores da área quando a Defesa Civil emitiu um alerta de tempestade com ventos fortes. “Os funcionários foram surpreendidos por uma forte ventania e chuva intensa, que derrubaram a estrutura em questão de segundos”, explicou o município.
A vítima, identificada como Vinicius dos Santos Abreu, de 21 anos, chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, mas não resistiu aos ferimentos. Outras duas pessoas também foram encaminhadas ao Hospital Doutor Ernesto Che Guevara. Após exames de imagem, que descartaram fraturas, ambas receberam medicação e foram liberadas com escoriações leves.
Vídeos feitos por moradores registraram o momento exato da queda, mostrando a árvore sendo arrancada com a força dos ventos e caindo violentamente na lagoa.
Luto e suspensão da programação
Em respeito à vítima e seus familiares, a Prefeitura de Maricá decretou luto oficial de dois dias, começando nesta terça-feira (17). Além disso, a programação do evento Natal Iluminado foi suspensa e deve ser retomada somente na próxima quinta-feira (19).
Destaques da matéria:
- MP-RJ investigará falhas no projeto e responsabilidades pela queda da árvore.
- A vítima, Vinicius dos Santos Abreu, tinha 21 anos.
- Duas outras pessoas tiveram ferimentos leves e foram liberadas após atendimento médico.
- Prefeitura decretou luto oficial de dois dias e suspendeu as atividades natalinas temporariamente.