O prefeito do Rio, Eduardo Paes, que surfa em primeiro lugar nas intenções de voto para o Governo do Estado, pode ter selado — ou aberto caminho — para um possível acordo com o governador Cláudio Castro, que poderá sair do páreo político e ser premiado com uma vaga no Tribunal de Contas do Estado.
A especulação surge pela alegria estampada e um brinde de felicidades entre Paes, Castro e Luiz Fernando Pezão, prefeito de Piraí e ex-governador do Estado, anfitrião deste encontro em um evento realizado lá mesmo em Piraí.
Piraí, cidade no Vale do Paraíba Fluminense, fica a 100 km da capital, com uma população de 101.139 habitantes.
Samba polêmico
Polêmica e discursos exaltados na Câmara de Niterói durante a votação do projeto de lei do Executivo sobre os valores pagos de subvenções às escolas de samba de Niterói.
Os vereadores nem estavam muito preocupados com os valores estabelecidos, mas a bancada bolsonarista questionou a subvenção para a Acadêmicos de Niterói, que vai desfilar no Grupo Especial de 2026, no Rio, pelo enredo da escola ser a figura do presidente Lula. Os vereadores alegam que a homenagem a Lula, no exercício do cargo, viola o princípio da impessoalidade e poderá configurar crime eleitoral.
O vereador Leonardo Giordano (PCB) disse que o enredo é uma livre escolha das escolas e que as agremiações podem homenagear quem quiserem, cabendo aos jurados avaliarem os enredos.
Jourdan Amora na Sala de Imprensa
O jornalista Jourdan Amora, recém-falecido, recebeu uma bela e merecida homenagem na Câmara de Vereadores de Niterói. O presidente da Casa, Milton Cal, anunciou que a Sala de Imprensa da Câmara será batizada de Sala Jourdan Amora.

Mario Sousa é jornalista e escritor.