Gusttavo Lima diz ser candidato a presidente do Brasil em 2026

O cantor sertanejo Gusttavo Lima surpreendeu seus fãs e o meio político ao anunciar, nesta quinta-feira (2), sua intenção de se candidatar à Presidência da República nas eleições de 2026. Sem filiação partidária no momento, Lima afirmou estar aberto a diálogos com diferentes legendas para viabilizar sua candidatura. Em eleições passadas, o artista declarou publicamente apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em seu pronunciamento, Gusttavo Lima destacou a necessidade de novos caminhos para o Brasil. “Chega dessa história de direita e esquerda. Não é sobre isso, é sobre oferecer uma alternativa ao país. Quero colocar meu conhecimento a serviço de um projeto que una a população”, declarou o cantor. Ele também revelou que planeja iniciar conversas com grupos políticos para construir sua plataforma.

Histórico Político

Apesar de nunca ter ocupado um cargo público, Lima ressaltou sua experiência como empreendedor, afirmando saber como “fazer a roda girar”. Durante as eleições municipais de 2024, o sertanejo apoiou Pablo Marçal, que terminou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura de São Paulo. O cantor acredita que sua vivência fora do meio político pode agregar valor à gestão pública.

Relações no Meio Político

O agronegócio, setor estratégico para o país, é um dos temas centrais para Gusttavo Lima, que mantém uma relação próxima com líderes políticos como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União). Caiado, amigo pessoal do cantor, declarou à CNN Brasil que vê com naturalidade a possível candidatura de Lima. “É meu amigo pessoal e, da minha parte, terá total respeito à sua decisão”, afirmou o governador. Durante um show em setembro, Gusttavo Lima chegou a chamar Caiado de “nosso futuro presidente”.

Por outro lado, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2030, continua sendo idolatrado por parte do eleitorado extremista de direita. Bolsonaro, no entanto, evita comentar possíveis nomes para substituí-lo em 2026, enquanto aguarda uma possível reversão de sua inelegibilidade. Quanto ao cantor, Jair se sentiu traído, já era de se esperar. Todos que abrem uma nova frente na direita tendem a ser considerados “traidores” por esse movimento bolsonarista que coloca o “Messias” no centro de tudo.

Caminho Político para 2026

Gusttavo Lima ainda está nos estágios iniciais de sua possível entrada na política, mas sua declaração já movimenta o cenário eleitoral, sobretudo a direita e a extrema-direita. O cantor, conhecido por sua influência cultural e forte ligação com o agronegócio, promete trazer um discurso de união para o debate político nacional. Com a eleição de 2026 se aproximando, o nome de Lima já começa a gerar discussões entre analistas e eleitores.

Compartilhe:

leia também:

Relacionados