Espetáculo de Dança reúne 100 bailarinas do Complexo da Penha

Cem bailarinas do Complexo da Penha, com idades entre 5 e 12 anos, vão se reunir, no próximo dia 08/12 (domingo), para o espetáculo Transformando Através da Arte – Contando a Nossa História, que é inspirado nas mudanças que a dança traz para moradores de comunidades do Rio.

A apresentação, que começa às 17h, no Social Ramos Clube, é aberta ao público e gratuita. Durante pouco mais de uma hora, a plateia vai se emocionar com as coreografias, que foram divididas em sete atos e montadas pela professora Telmary Santana Vieira, que há três década atua na educação artística no conjunto formado por 13 favelas.

“Ao longo dos últimos 10 anos, formamos desde bailarinas que se tornaram professoras do projeto até meninas que experimentaram pela primeira vez o contato com a arte e, a partir dela, desenvolveram sua autoestima, o que acabou impactando em outras áreas. Transformando Através da Arte é a história que queremos apresentar através da dança e mostrar a mais pessoas como podemos transformar a realidade das pessoas e criar um ciclo virtuoso na vida das famílias e das comunidades”, explica Telmary.

O objetivo da professora e do projeto Arte Transformadora é, após a estreia, levar a apresentação a arenas culturais da cidade, como a Arena Carioca Dicró, e espaços culturais da Baixada Fluminense, da Zona Norte do Rio. “Ao longo de uma década, somos testemunhas de como a arte inspira e transforma. Queremos que mais jovens assistam e queiram se enxergar protagonistas das próprias vidas. E, a partir dessa vivência, seja como artistas, estudando, empreendendo ou influenciando pessoas ao redor, possam exercer seu poder transformador para o bem”, afirma Telmary.

SUSTENTABILIDADE E ACESSIBILIDADE

Como um dos pilares do projeto é a sustentabilidade, o espetáculo Transformando Através da Arte – Contando a Nossa História é também uma oportunidade de demonstrar, pelo exemplo, como é possível inserir cuidados com o meio ambiente e com a sociedade ao redor em cada etapa da vida cotidiana. Durante a apresentação, todo o resíduo vindo do consumo de água mineral, comida e demais itens da lanchonete serão recolhidos e trocados por um papel semente, para que os participantes possam levar para casa um pouco das lições do projeto, plantar e, futuramente, levar para a mesa o resultado da iniciativa.

SERVIÇO:

ESPETÁCULO: Transformando Através da Arte – Contando a Nossa História

LOCAL: Social Ramos Clube (Rua Aureliano Lessa, 97 – Ramos)

DATA E HORÁRIO: 8/12, às 17h

Duração de 1h20

Compartilhe:

leia também:

Relacionados