Comemorando 35 anos de amizade, Marcelo Serrado e Heloísa Périssé se reúnem na comédia “Avesso do Avesso”

Montagem, que estreia dia 10 de janeiro, no Teatro dos 4, é dirigida por Marcelo Saback e tem textos de Aloísio de Abreu, Tati Bernardi, Claudia Tajes, Regiana Antonini e Gustavo Pinheiro

Situações inusitadas — e até bizarras — do cotidiano na nossa contemporaneidade dão o tom da comédia “Avesso do Avesso”, na qual Marcelo Serrado e Heloísa Périssé interpretam seis casais “em crise”. “A ideia surgiu quando estávamos fazendo um programa juntos, do Multishow, chamado “Tem que Suar”. Entre um intervalo e outro da gravação, a gente falava sobre fazer uma peça. Eu e Marcelo já nos conhecemos há uns 35 anos, mas nunca tínhamos trabalhado juntos no teatro. Inclusive, foi o Marcelo a primeira pessoa que eu vi no Tablado quando cheguei aqui no Rio, vinda da Bahia”, conta Périssé, que trouxe o desejo de buscar textos inéditos dos dramaturgos selecionados para o projeto.

“Vivem me dizendo: ‘Você tem um humor muito parecido com o da Lolô, e ela também é muito parecida contigo’. Finalmente chegou a hora. E nós estamos nos divertindo muito, fizemos algumas viagens com a peça antes da estreia oficial no Rio, e vamos chegar no Shopping da Gávea cheios de fogo. As histórias da peça falam de temas que todo mundo vai se identificar, têm muita ironia e tintas fortes, uma atitude corporal e muitos ‘plot twists’ (finais surpreendentes)”, entrega Serrado, empolgado com a estreia no dia 10 de janeiro, no Teatro dos 4.

Os episódios foram escritos por autores consagrados da comédia e da dramaturgia nacional. Aloísio de AbreuClaudia TajesGustavo PinheiroRegiana Antonini e Tati Bernardi  assinam os textos que têm as cenas costuradas por Marcelo Saback, encenador da montagem. “O espetáculo promete ficar conhecido, como “a peça do verão”, diz Saback.

Marcelo e Heloísa já haviam sido dirigidos por Marcelo Saback em outros trabalhos da carreira — Lolô na antológica “Cócegas”, e Serrado, em “Um Pai de Outro Mundo” —, então veio de forma muito natural o convite para a encenação. “Temos uma relação de amizade de muitos anos e logo vimos que existe mesmo uma química imensa entre esses dois. Aqui, juntamos histórias de casal. Existem, em todos os textos, uma crítica de cada autor à vida de casal nos dias de hoje. E muitos dos conflitos são criados por situações externas que interferem na vida desses personagens. O público vai rir muito. É pura diversão”, conta Saback. A direção optou por um espetáculo sem muitos elementos cênicos, com o trabalho focado na interpretação dos atores, que vão usar um figurino-base. Entre os temas abordados no texto estão machismo X feminismo, vício em celular e internet, materialismo X esoterismo, e até transplante de órgãos.

Uma das histórias se chama “Até que a Saúde Mental os Separe” e revela um casal meganeurótico. “Escrever para o Serrado e a Lolô é como chegar em casa e contar uma história divertida”, atesta Aloísio de Abreu, responsável por esta e a esquete final. Já Gustavo Pinheiro trata do percurso da separação de um homem e uma mulher, aparentemente muito civilizados.

Cabe a Regiana Antonini a história sobre duas pessoas que se conhecem numa casa de swing. “Sim, é isso mesmo. Serrado e Lolô têm a falta de pudor, a sutileza e a naturalidade necessárias para fazer esta cena como se estivessem indo tomar um chá”, diverte-se a autora.

Por sua vez, Tati Bernardi fala sobre aquela velha tentativa de um dos cônjuges querer modificar a pessoa amada. “Aqui, eles fazem um casal que tem tudo para dar certo, desde que o homem, para agradar a mulher, mude completamente de personalidade, praticamente nasça de novo”, gargalha ela.

Ambientada em um consultório médico, a trama de Claudia Tajes fala de um homem irreverente e piadista, que morre e doa seu coração para o marido de outra. “É uma história de amor que acabou porque ele era engraçado até demais.” 

FICHA TÉCNICA
Textos: Aloísio de Abreu, Tati Bernardi, Claudia Tajes, Regiana Antonini e Gustavo Pinheiro
Direção: Marcelo Saback
Elenco: Heloísa Périssé e Marcelo Serrado
Assistente de direção: Alice Borges
Direção Musical: Max Vianna
Direção de movimento: Roberta Fernandes
Cenário: Marieta Spada
Assistente de cenografia: Julia Marina
Figurino: Tiago Ribeiro
Iluminação: Paulo Denizot
Assessoria de imprensa: Barata Comunicação e Dobbs Scarpa
Diretor de Palco: Junior Brasil
Direção Executiva: Rosângela Ribeiro
Direção de Produção: Filó 

SERVIÇO
Avesso do Avesso
Teatro dos 4 – Shopping da Gávea. Rua Marquês de São Vicente, 52 – Gávea. Tel.:(21) 2239-1095 / 97309-6234
Temporada: 10 de janeiro a 02 de fevereiro de 2025
Sexta e Sábado, às 20h. Domingo, às 19h.
Inteira: R$ 140,00 / Meia Entrada R$ 70,00
Duração: 80 min. Classificação:16 anos. Gênero: Comédia

Compartilhe:

leia também:

Relacionados