A montadora chinesa BYD vai instalar um centro de pesquisas para o desenvolvimento de automóveis autônomos no Rio de Janeiro, em um terreno do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão. O anúncio foi feito pelo presidente internacional da BYD, Wang Chuanfu, e pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), no último sábado (12), durante evento no Palácio da Cidade, em Botafogo.
O complexo terá 183,8 mil metros quadrados e contará com pista de testes com nove curvas, showroom de 1,5 mil m² e áreas voltadas para simulação de chuvas e terrenos não asfaltados. O investimento estimado é de R$ 30 milhões. Parte da estrutura será voltada à pesquisa e desenvolvimento de veículos autônomos e tecnologias sustentáveis, além de uma divisão para combustível flex.

“O investimento é totalmente privado e vai ajudar a revitalizar o Galeão. É um namoro antigo e o Rio tem toda a estrutura necessária para inovação”, afirmou Eduardo Paes, destacando a proximidade do projeto com a Coppe/UFRJ e o Parque Tecnológico do Fundão.
A BYD, que inaugurou recentemente uma fábrica de carros elétricos em Camaçari (BA) com investimento de R$ 5,5 bilhões, também estuda abrir um segundo showroom na Ilha do Governador, dedicado à linha de luxo Denza.
