A cantora Anitta usou as redes sociais nesta terça-feira (14) para pedir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indique uma mulher para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Tenho certeza de que existem mulheres qualificadas para o cargo no nosso país, onde a maioria da população é mulher. Compartilho com toda esperança”, escreveu a artista. Em 134 anos de história, o Supremo já teve 172 ministros, mas apenas três mulheres — e nenhuma negra.
Caso Lula escolha um homem, o tribunal voltará a ter dez ministros e apenas uma mulher: Cármen Lúcia, também indicada por ele em 2006. As outras duas foram Ellen Gracie, nomeada por Fernando Henrique Cardoso em 2000, e Rosa Weber, indicada por Dilma Rousseff em 2011.
Nos bastidores, os favoritos de Lula são homens. Entre os nomes mais citados estão Jorge Messias, atual advogado-geral da União; Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado; e Bruno Dantas, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A decisão deve ser tomada nos próximos dias, após reuniões do presidente com aliados e ministros.
Lula afirmou que ainda não decidiu e que busca “uma pessoa gabaritada para cumprir a Constituição, não um amigo”.
