São 62 prédios do Estado do Rio, no eixo das cidades de Niterói e Rio de Janeiro, que serão leiloados pelo governador do Estado, Cláudio Castro. Por aqui, o prefeito Rodrigo Neves, com apoio da Câmara de Vereadores e de deputados — tanto da situação quanto da oposição —, conseguiu retirar o Complexo Caio Martins da lista de vendas, no trâmite da Comissão de Constituição e Justiça da Alerj, mas a decisão ainda depende da votação em plenário e da canetada do governador Cláudio Castro.
O governador pretende pagar dívidas milionárias com a venda desses patrimônios públicos, vários deles abandonados e mal administrados. A meta é arrecadar R$ 1,5 bilhão. A dívida com a União chega a R$ 190 bilhões. Quem contraiu? O que fez o governador para diminuir ou só aumentou a dívida?
Os leilões de Castro lembram as vendas da CERJ e da CEG, no governo de Marcelo Alencar, no qual um filho era secretário de Fazenda e o outro, conselheiro do Tribunal de Contas.
A história se repete com outros ingredientes. Só para lembrar: após a privatização da CERJ, veio a Ampla, que depois passou a se chamar Enel. Valha-me Deus!
Lucinha absolvida
A deputada estadual Lucinha (PSD-RJ), que havia sido condenada, inclusive à perda de mandato, pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro por suposto emprego de funcionário fantasma, foi absolvida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Paes furando bolhas…
Em clima de muita festa, o deputado federal Luciano Vieira (Republicanos) assinou sua filiação ao PSDB. Até aí, nada demais. O que chamou atenção foi o ecletismo partidário em torno do deputado: o governador Cláudio Castro (PL), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), o ex-secretário de Transportes Washington Reis (MDB), o deputado federal Altineu Cortes (PL), o senador Carlos Portinho (PL) e o secretário estadual das Cidades, o deputado estadual Douglas Ruas (PL).


Paes com vice bolsonarista?
A cada dia se especula quem serão os vices dos pré-candidatos ao Governo do Estado. Lá em São João de Meriti, no festão de Luciano Vieira, o nome agora comentado para ser vice de Paes é o de Douglas Ruas (PL), filho do Capitão Nelson, prefeito de São Gonçalo — ambos bolsonaristas.
Para entender a matemática política: São Gonçalo é o segundo maior colégio eleitoral do Rio de Janeiro, com 665 mil eleitores. Atualmente, o prefeito Capitão Nelson, muito bem avaliado, também é bolsonarista.
Mário Sousa, jornalista e articulista político

Mario Sousa é jornalista e escritor.
