Câmara do Rio aprova projeto que transforma BRTs em VLTs

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou nesta quinta-feira (16), em primeira votação, o Projeto de Lei Complementar nº 56/2025, que autoriza a conversão das frotas dos corredores BRT Transcarioca e Transoeste em Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) ou tecnologia equivalente. A proposta, de autoria do Poder Executivo, recebeu 37 votos favoráveis e três contrários.

Com a medida, os corredores Transcarioca — que liga os terminais Alvorada e Fundão — e Transoeste — entre Santa Cruz e Jardim Oceânico — poderão ser adaptados para transporte sobre trilhos, aproveitando a estrutura viária já existente. Juntos, os dois eixos têm 86 estações e capacidade para transportar até 16 mil passageiros por hora em cada sentido.

Durante a votação, o vereador Paulo Messina (PL) defendeu a proposta. “Quando se tem um trajeto fixo, o certo é optar pelo transporte sobre trilhos, que é menos poluente, mais rápido e de manutenção mais barata. Vai ter custo, mas será melhor para o passageiro”, afirmou.

Na audiência pública que antecedeu a votação, a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, destacou estudos realizados com o BNDES para avaliar as adaptações necessárias. “Os investimentos são mais altos, mas a vida útil do VLT é muito maior que a dos ônibus”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Osmar Carneiro, ressaltou os impactos urbanos e ambientais positivos, como redução de poluentes, acidentes e custos operacionais, além da geração de empregos. Ele também mencionou o estudo sobre os Veículos Leves sobre Pneus (VLPs), uma tecnologia em análise pela prefeitura.

O projeto ainda precisa ser aprovado em segunda votação antes de seguir para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes (PSD).

Compartilhe:

leia também:

Relacionados