Pesquisa indica que maioria acha que Lula não deveria se candidatar a reeleição

Divulgada nesta quinta-feira (9), a pesquisa Genial/Quaest revela que 56% dos brasileiros são contrários à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição em 2026, enquanto 42% apoiam a ideia. A diferença de 14 pontos percentuais é a menor registrada desde maio, sugerindo uma leve diminuição na resistência à permanência de Lula no cargo.

Quanto ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 76% dos entrevistados acreditam que ele deveria apoiar outro candidato nas próximas eleições — o maior índice da série histórica. Apenas 18% defendem que ele volte a disputar o cargo. Entre seus próprios eleitores, há divisão: 52% são favoráveis à sua candidatura, enquanto 47% preferem que ele apoie outro nome.

O levantamento também analisou o grau de conhecimento, intenção de voto e rejeição de figuras políticas nacionais. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), atingiu 41% de rejeição — o maior índice desde o início da série. Lula aparece com 51%, uma melhora em relação aos 57% registrados em maio. Bolsonaro tem 63%, um ponto a menos que no mês anterior. O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) lidera em percepção negativa, com 68%. Em seguida vêm Michelle Bolsonaro (PL), com 61%, e Ciro Gomes (PDT), com 60%.

RENOVAÇÃO INCERTA

Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná, tem rejeição de 40%. Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, registram 34% e 32%, respectivamente. Ainda assim, muitos brasileiros não conhecem esses nomes: 54% não conhecem Caiado, 52% desconhecem Zema, 37% não sabem quem é Ratinho Jr. e 33% não conhecem Tarcísio. O estudo foi realizado entre 2 e 5 de outubro, com 2.004 entrevistas presenciais com brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Compartilhe:

leia também:

Relacionados