Muito mais que um esporte, o tênis pode ser uma importante ferramenta no desenvolvimento físico, social e emocional das crianças. Incentivar os pequenos na prática dessa modalidade despertará neles hábitos saudáveis e habilidades que levarão para a vida toda, entre elas foco, concentração e empatia. Seja para diversão ou saúde, o tênis é uma escolha que traz benefícios para inúmeras áreas da vida.
Para Patrick Galdino, professor líder e sócio da Fast Tennis, uma rede de academias de tênis que traz uma proposta inovadora e se dedica a transformar a prática do esporte em uma vivência única e divertida, as partidas são excelentes oportunidades de interação com outras crianças e as aulas coletivas trazem para os alunos o aprendizado de lidar com as vitórias e derrotas de forma saudável e leve. “A intenção é promover sempre os valores como respeito ao adversário, a importância do trabalho em equipe e a socialização com diferentes pessoas. Por ser um esporte estratégico, também ensina a importância do planejamento, da concentração e da paciência”, explica.
Ainda que muito conhecido como um esporte com foco em competição, o tênis desempenha um papel significativo na construção do senso de coletividade. “Na Fast Tennis trabalhamos com o método Fun&Flex, que tem a proposta de aprender se divertindo e com flexibilidade de horários, o que favorece a interação entre os alunos, que podem treinar em dias diversos. Além disso, a rede possui um conceito diferenciado de comunicação não violenta e com abordagens especializadas para cada faixa etária. Isso é importante, pois inclui o aluno e o acolhe em suas dificuldades”, destaca Patrick.
Esse esporte exige movimentos rápidos, precisão e resistência. Isso ajuda diretamente na coordenação motora e desenvolvimento muscular. Ao mesmo tempo que trabalha o corpo, a mente também é ativada. Isso faz com que as crianças tenham uma rotina saudável desde cedo, o que também ajuda a aliviar o estresse e melhorar a autoestima. Dessa forma, além do desenvolvimento físico, as crianças que praticam tênis também crescem com maior capacidade de lidar com desafios e frustrações”, completa o profissional.